Atenção!


Informamos que o Grupo Espírita Auta de Souza retomou suas atividades e contamos com a presença de todos a participarem das atividades da casa como palestras, passe, atendimento fraterno, atendimento espiritual, cursos, entre outras.


Todas as sextas-feiras a partir das 19h00.


Rua Força Pública, 268/274, bairro Santana - São Paulo /SP


Altura do número 1205 da Rua Voluntários da Pátria

"Lembra-te deles, os quase loucos de sofrimento, e trabalha para que a Doutrina Espírita lhes estenda socorro oportuno. Para isso, estudemos Allan Kardec, ao clarão da mensagem de Jesus Cristo, e, seja no exemplo ou na atitude, na ação ou na palavra, recordemos que o Espiritismo nos solicita uma espécie permanente de caridade – a caridade da sua própria divulgação".

Trecho retirado do livro Estude e Viva – FEB 9ª edição, cap. 40. Chico Xavier/Waldo Vieira. Pelos espíritos Emmanuel/André Luiz.

Campanha Segunda Sem Carne

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Campanha para doação de medula óssea: 23/09/2010

“Fazer o bem sem olhar a quem”, 
este é o princípio da verdadeira caridade!

Salve Vidas! Seja um Doador de Medula Óssea

Os brasileiros enfrentam dificuldades para encontrar um doador devido à miscigenação de raças

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), em 2010 estima-se 9.580 novos casos de leucemia, sendo 5.686 mortes. Os números são alarmantes, pois existe a dificuldade de se encontrar um doador compatível, quando o tratamento de quimioterapia e os medicamentos não dão resultado.

A população ainda tem dúvidas sobre a doação e os doadores existentes não são suficientes para atender a todos os que necessitam de transplante. O INCA tem 1,4 milhão de possíveis doadores, para atender a cerca de 70% dos pacientes. No Brasil, a dificuldade de encontrar um doador deve-se, sobretudo, à miscigenação de raças.

A medula óssea é um tecido esponjoso e encontrada no interior dos ossos, onde produz todas as células do sangue. Quando o paciente tem leucemias, linfomas e outras neoplasias do sangue e não corresponde aos tratamentos propostos pelo médico, a alternativa é o transplante.

Neste caso, a primeira opção é procurar a compatibilidade entre os irmãos (25% de chance) e se não houver, o paciente é inscrito no Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea (Rereme). A compatibilidade é testada no Registro Nacional de Doadores de Medula (Redome) por um exame chamado de histocompatibilidade, que analisa a amostra de sangue de cada um. Encontrado o doador, ele é convocado para realizar a doação.

O voluntário deve ter de 18 a 55 anos, preencher um formulário com todos os dados pessoais, coletar 10 ml de sangue, ser saudável e não pode ser portador de doenças infecciosas ou incapacitantes.

A coleta de medula óssea pode ser feita através dos ossos da bacia ou da corrente sanguínea do doador com uma máquina. Porém, a mais comum é a retirada do material dos ossos da bacia. Este procedimento é realizado numa sala cirúrgica com anestesia, onde é feita múltiplas punções nos ossos e aspirado 10% da medula.

Depois do procedimento, o material é posto em bolsas e injetado na veia do paciente. A medula é rica em células progenitoras, que, uma vez na corrente sanguínea, se alojam na medula doente e se multiplicam.

A retirada não prejudica a saúde do doador, pois a medula se refaz em semanas. Mas, por questão de segurança, fica hospitalizado por apenas 24 horas. Em geral, sente apenas desconforto na região puncionada por três dias e retoma as atividades em uma semana. E depois de seis meses pode doar novamente.

Dúvidas Frequentes 

> Diabéticos podem doar? Sim;
> Pessoas com pressão alta podem doar? Sim;
> Tem peso mínimo como para os doadores de sangue? Não;
 
Dia 23 de setembro de 2010, 
No Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Das 7h às 19h. 
Rua João Julião, 331 • Rua Treze de Maio, 1815
Metrô Paraíso • São Paulo •  SP
Contato: +55 11 3549-1508

---

Um comentário:

  1. Os transplantes de medula óssea cresceram 57,51% nos últimos sete anos. Seja um doador voluntário e faça esse número aumentar. Saiba como ser um doador de medula. É simples, rápido e não dói.

    Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude

    Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br ou http://www.formspring.me/minsaude

    ResponderExcluir

Sua mensagem foi enviada para a moderação.
Obrigado pelo seu comentário!